quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cidadão, informe-se nestes sites e vote consciente


As eleições estão às portas, e poucas vezes vimos o debate político tão agitado e requisitando tanto a atenção e participação de nós, cristãos.

Cada vez mais se faz necessário o acompanhamento da coisa público-política (e suas criaturas) por parte da sociedade civil. A Web, graças a Deus, trouxe significativos avanços e facilidades neste sentido. Alguns sites de Ongs e outras iniciativas prestam um relevante serviço à sociedade, acompanhando, expondo, esclarecendo e mesmo denunciando a ficha e as ações daqueles que foram eleitos/empregados para, ao menos em tese, nos servir/representar.

A revista Veja desta semana trouxe encartada uma cartilha, Guia do Voto Consciente - Eleições 2010. A cartilha é elaborada pelo projeto Educar para Crescer, e pode ser baixada aqui. A cartilha traz a dica de diversos sites que permitem um maior acompanhamento e participação da sociedade na situação política. Pois bem, listamos abaixo estes sites, acrescentando de nossa parte outro tanto, dentre diversas iniciativas de valor. 

Desde já lhe convidamos a não apenas conhecer, mas também a divulgar e a linkar em seus blogs e sites estes endereços eletrônicos.

Transparência Brasil (http://www.transparencia.org.br/index.html) - A Transparência Brasil é uma organização independente e autônoma, fundada em abril de 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção. Possui diversos projetos de relevância, como por exemplo os três listados logo abaixo (Excelências, Deu no Jornal e Às Claras).

Projeto Excelências (http://www.excelencias.org.br/)– O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício. No site, você pode consultar o histórico profissional, os processos a que eles respondem na Justiça, as multas que receberam dos Tribunais de Contas, as declarações de bens, as freqüências ao trabalho e muito mais.

Deu no Jornal (http://www.deunojornal.org.br/) – Deu no Jornal é um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas em jornais e revistas de todos os estados. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade exclusiva dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.

Às Claras (http://www.asclaras.org.br/2008/) - Às Claras é uma iniciativa da Transparência Brasil que traduz os dados sobre o perfil do financiamento das campanhas eleitorais para uso de cidadãos interessados. Aqui se descrevem e se analisam as informações provenientes das prestações de contas dos candidatos à Justiça Eleitoral.

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE (http://www.mcce.org.br/) – Site da rede composta por 48 organizações da sociedade civil brasileira, responsável pela campanha que culminou com a aprovação da Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa).

Contas Abertas (http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/) - O Contas Abertas é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne pessoas físicas e jurídicas, lideranças sociais, empresários, estudantes, jornalistas, bem como quaisquer interessados em conhecer e contribuir para o aprimoramento do dispêndio (os gastos) público, notadamente quanto à qualidade, à prioridade e à legalidade.

Vote na Web (http://www.votenaweb.com.br/) - Um site para você se aproximar das decisões do Congresso Nacional que afetam diretamente a sua vida. Conheça as leis que estão em votação, vote online, e veja como votaram nossos políticos, quantos projetos cada um apresentou, e muito mais.

Escritório da ONU Sobre Drogas e Crimes - UNODC Brasil e Cone Sul (http://www.unodc.org/brazil/programasglobais_corrupcao.html) – Estuda e oferece propostas para o combate à corrupção em escalas global e local. Possui diversas cartilhas e documentos para download livre, além de apresentar artigos, notícias e muito mais.
Museu da Corrupção (http://www.muco.com.br/muco/home.htm) – iniciativa sagaz do Diário do Comércio e Prêmio Esso de Jornalismo em 2009, temos aqui um verdadeiro museu, com arrojado projeto arquitetônico e dedicado ao tema da corrupção, no Brasil e no mundo. Muita informação, exposta com bom humor, nesta obra em aberto, pois o acervo cresce constantemente... São muitas as atrações do Museu, como a relação completa dos escândalos ocorridos desde o início da década de 1970 e de grande parte das operações realizadas pela Polícia Federal no período. Nunca é demais lembrar!

Veja ainda:

Câmara dos Deputados - http://www2.camara.gov.br/
Senado Federal - http://www.senado.gov.br/
Tribunal Superior Eleitoral - http://www.tse.gov.br
Tribunal de Contas da União (TCU)http://portal2.tcu.gov.br/TCU
Controladoria Geral da União (CGU) - http://www.cgu.gov.br/


Sammis Reachers 
http://www.cidadaniaevangelica.blogspot.com/

domingo, 26 de setembro de 2010

A Felicidade Cristã, de Moisés Carneiro - E-book para download livre

"Este é o primeiro volume da coleção "Sermão da Montanha". Este projeto nasceu de uma série de estudos sobre as passagens de Mateus de 5 à 7, que preguei em minha igreja local.

Aos poucos, vou me acostumando ao hábito de fazer preleções em séries. Isso é novidade para mim, contudo tem me ajudado a elaborar sermões objetivos, com resultados animadores.

Ao olhar para o ensino de Jesus sobre a Felicidade nas Bem-aventuranças, você percebe sua riqueza e profundidade. Compreende o verdadeiro significado de uma pessoa plenamente feliz. Que é aquela que vive um anelo profundo e sincero com seus ensinos.

Pois, nada pode trazer maior prazer, alegria e satisfação a uma pessoa do que perceber que sua vida está plenamente aprovada por Deus.

Como é harmonioso saber que você tem uma consciência alinhada aos ensinos de Jesus, e que pode desfrutar deles, especialmente o ensino das Bem-aventuranças.

Pois este, apesar de se opor ao padrão mundando, insere você numa vida de abundante felicidade.

É possível ser e viver feliz, quando se aplica à vida prática, o Sermão da Montanha, em especial o ensino das beatitudes."

Formato 14x21cm
Páginas: 90
Autor: Moisés Carneiro
Download liberado pelo autor

Clique aqui para fazer o download do livro: A Felicidade Cristã

Boa leitura!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pela quebra do sigilo fiscal dos partidos, candidatos, coordenadores de campanha e ocupantes de cargos públicos

.

 Amados irmãos, já a princípio compartilho que meu voto para Presidente vai para a Marina Silva. Mas a proposta que vocês lerão abaixo, do candidato à Presidência Zé Maria (PSTU), sobre a quebra do sigilo fiscal dos partidos e candidatos, merece todo o nosso apoio. 

De minha parte creio mesmo que o golpe mortal na corrupção generalizada que assola o máquina pública no Brasil (em todas as esferas possíveis e imagináveis) passa pela sistemática quebra dos sigilos bancário e fiscal dos candidatos a cargos públicos, sejam cargos eletivos, ou sejam cargos concursados (neste caso em especial os de policiais ou do judiciário, além de cargos classificados como de confiança). Claro, em tal realidade os 'atingidos' pularão nas tamancas e escoicearão, mas a caravana da Justiça não pode parar. É preciso dar um basta, e, a pagar-se o preço necessário, podemos sim reduzir a níveis mínimos (em face dos atuais) a corrupção que ora grassa. 

Lembremos do caso da Lei da Ficha Limpa. Tudo começou com uma idéia, e um esforço de mobilização. Vamos pensar, propor, compartilhar e debater estas idéias. Podemos mudar radicalmente nosso maquinário público, e dar exemplo para todo o planeta.

Sammis Reachers 

Abaixo  o texto do Zé Maria:

Pela abertura fiscal de todos os candidatos

Zé Maria

Muitas pessoas têm perguntado qual minha opinião sobre essa baixaria que se estabeleceu entre a Dilma e o Serra. Nossa resposta é firme: se não há irregularidades, não há por que temer. Os dados fiscais de todos partidos e candidatos devem ser abertos, ter ampla divulgação, para que a população possa ter acesso a essas informações.

De qualquer forma, nada justifica as ações do PT. Esse partido, que chegou ao poder pela confiança dos trabalhadores, utiliza o aparelho do Estado para obter informações de seus adversários. É o vale-tudo eleitoral. Não é a primeira vez que caso como esse acontece. Em 2006, o PT já protagonizou o escândalo dos aloprados, quando surgiu um dossiê sobre os gastos pessoais de FHC, produzido dentro da Casa Civil, quando Dilma era ministra. Até hoje, ninguém foi punido.

Mas Serra também tem o rabo preso. É por isso que quer manter o sigilo fiscal. O problema começa no financiamento de campanha. Os grandes bancos e as grandes empresas dão dinheiro para as campanhas eleitorais e depois cobram a fatura.

O PT e o PSDB carregam nas costas escândalos de corrupção. Quem não lembra do mensalão do PT em 2005? Ou do panetone do Arruda, governador do Distrito Federal, no ano passado? É o sujo falando do mal-lavado.

No entanto, os trabalhadores não têm o mesmo direito ao sigilo. As informações sobre as suas vidas, seus dados, podem ser facilmente comprados nas grandes cidades. Neste dia 15 mesmo saiu na imprensa uma denúncia de que a polícia civil de São Paulo quebrou o sigilo criminal daqueles que tentaram emprego na Petrobras. Fizeram isso durante dez anos a pedido da empresa!

O PSTU não teme. Defendemos o financiamento público de campanha e não nos corrompemos aceitando dinheiro de empresas e bancos: nossa campanha é financiada pelos trabalhadores.

Reafirmo: é preciso acabar com o sigilo fiscal dos partidos, candidatos, coordenadores de campanha e ocupantes de cargos públicos.

via http://www.zemariapresidente.org.br

sábado, 18 de setembro de 2010

Deutsche Welle oferece curso de alemão online gratuito

Via http://gattune.blog.br/

Curso de Alemão Pela Internet
.
A algum tempo fui apresentar por um amigo da universidade a uma seção do site de uma Tv alemã que oferece um curso “excelente” e gratuito para ensinar a alemão para qualquer usuário com acesso à internet
Trata-se dos Cursos Gratuitos de Alemão da Deutsche Welle.  É uma plataforma e-lernning para cursos em que seu enfoque é oferecer o seu acesso em qualquer lugar. Com personágens próprios e histórias bem interessantes você crescerá seu conhecimento na ortografia, gramática, leitura e fala da lingua alemão ao passo das lições.
“Não importa se você está apenas começando, se já fala bem alemão ou se usa a língua somente no seu ambiente de trabalho: os cursos gratuitos da Deutsche Welle tem como enfoque aperfeiçoar seus conhecimentos de forma autodidata.
Com propostas de aprendizado de alemão em multimídia, com áudios, vídeos e texto, treina a compreensão, a conversação e a pronúncia. Você pode escolher entre diversos meios:
  • Missão Europa: Mergulhe no mundo das línguas com as três empolgantes aventuras de Mission Europe! Mission Berlin, Misja Kraków e Mission Paris oferecem, em 26 episódios, uma abordagem original para o ensino de línguas. Com o romance policial Mission Berlin você aprende alemão de uma forma divertida, acompanhando a missão da perspectiva de um jogador de videogame que, com a sua heroína virtual Anna, luta contra os inimigos da Alemanha reunificada
  • Deutsch Interaktiv:  Em 30 lições, este curso para autodidatas cobre os níveis A1 e B1 do quadro europeu de referência. Uma grande variedade de material de apoio, exercícios e testes facilitam o seu aprendizado. Áudios, galerias de fotos e vídeos fornecem uma visão autêntica da vida na Alemanha. O resumo gramatical e um glossário com mais de 7.000 palavras e sua pronúncia são outras valiosas ajudas
  • Radio D: Aqui você encontra todos os episódios de Radio D, o novo curso radiofônico de alemão da Deutsche Welle. O curso é voltado para iniciantes com poucos ou mesmo nenhum conhecimento da língua e cobre os níveis A1 e A2 do quadro europeu de referência. Ele se destina em especial ao treinamento da compreensão da língua alemã. Aqui você pode ouvir todos os episódios e acompanhar a audição com os manuscritos. Radio D foi criado em parceria com o Instituto Goethe
Outros sites e recursos para cursos de línguas online já foram publicados aqui, entre eles: italki, Mango, SpanishPOD, LiveMOCHA, How J Say, Verbomatic, Myngle e BabelYOU

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Projeto da UFRJ digitaliza livros da Coleção Brasiliana

Projetos longos e complexos não são novidades na vida do historiador e pesquisador Israel Beloch, de 68 anos. Ao Dicionário histórico biográfico brasileiro [1985] cinco volumes dedicados aos principais fatos políticos brasileiros desde 1930, ele dedicou dez anos de trabalho. Há dois anos Beloch vê-se envolvido no projeto de digitalizar os 415 volumes que compõem a Coleção Brasiliana. Editada originalmente pela Companhia Editora Nacional no período de 1931 a 1993, a Coleção Brasiliana reúne 415 volumes de autores brasileiros e estrangeiros que retrataram o país nos campos da História, Sociologia, Antropologia e História Natural, entre muitos outros.
O resultado poder ser conferido no site. Lá estão as 80 obras já digitalizadas, disponíveis em duas versões: o fac-símile da edição original e o texto correspondente com a ortografia atualizada. O portal Brasiliana Eletrônica, do qual Beloch é editor-chefe, é desenvolvido pela UFRJ  [Universidade Federal do Rio de Janeiro] com apoio do Ministério da Educação. A expectativa é completar todo o trabalho nos próximos dois anos.

sábado, 4 de setembro de 2010

HarperCollins vende mais ebooks que livros de capa dura


Para além da Amazon, também a HarperCollins está a reclamar que já vende mais livros digitais do que livros impressos de capa dura.
Numa entrevista recente ao Wall Street Journal, o vice presidente da HarperCollins, Frank Albanese, afirmou: “Temos constatado que se um livro recebe uma boa crítica, é adquirido de forma mais célere no formato digital do que no impresso porque o consumidor que tem e-readers o pode comprar instantaneamente”.
O preço acaba por ser uma vantagem. Um livro de capa dura pode custar de 25 a 55 dólares enquanto um ebook custa sensivelmente 10 dólares.